Youtube: Legendas eautomáticas estão a chegar!

Deixo aqui um pequeno artigo que li na webmania e que pode vos interessar bastante.

A Google anunciou ontem no seu blog oficial o lançamento de uma extraordinária e muito aguardada funcionalidade. Trata-se de um sistema de legendagem automática que para já estará apenas disponível em alguns canais YouTube mas que se espera num futuro breve ser expandido à totalidade dos vídeos disponibilizados pelo serviço.
As questões associadas à acessibilidade são obviamente as de maior importância mas que não passe despercebido o facto de tal funcionalidade transformar irremediavelmente o segmento.
O YouTube, com esta funcionalidade, será não apenas um site cujo interface é disponibilizado em vários idiomas mas sim um site que coloca todos os seus geradores de conteúdo a “falar” a mesma língua. O que era grande torna-se agora enorme. O público abrangido por um determinado vídeo unicamente disponibilizado em, por exemplo, inglês, é de agora em diante imensamente mais vasto.
O funcionamento é terrivelmente simples. As legendas são nativamente disponibilizadas em inglês mas o YouTube disponibiliza uma opção de tradução automática de texto (via Google Translate) que permite a tradução para outros 51 idiomas. Impressionante como de costume.
Juntamente com esta funcionalidade foi lançada uma segunda: o sincronismo automático (auto-timing). Esta novidade permitirá a qualquer utilizar adicionar legendas aos seus vídeos sem possuir qualquer tipo de conhecimento técnico acerca do assunto. Basta a adição de um ficheiro de texto e o YouTube fará (quase sempre) o resto.
O serviço aposta assim nos próprios utilizadores para uma mais rápida propagação de vídeos legendados. A abrangência plena de vídeos devidamente legendados será naturalmente uma tarefa para heróis. A cada minuto são colocadas 20 horas de vídeo no YouTube e como tal não poderá ser esperada uma onda de legendas numa questão de semanas ou mesmo pouco meses. Será decerto pequena a percentagem de utilizadores que estarão disponíveis para adicionar legendas aos seus uploads.
Para a resolução do problema o YouTube contará com a preciosa ajuda do Google automatic speech recognition (ASR) para gerar automaticamente as legendas.
O vídeo abaixo ilustra de forma brilhante as novidades:





0 comentários:

Enviar um comentário